O Iluminismo
    José Tadeu Cordeiro

 

 

O Iluminismo é um conjunto de idéias críticas que ocorreu no século XVIII, principalmente na França, mais que se irradiou para toda Europa e América.Este conjunto de idéias baseava-se no uso da razão, da investigação exaustiva e, surge após a grande construção racional do século XVII. Pensadores como Descartes, Newton, Locke e Spinoza, criaram as condições para que a investigação racional desse origem a uma nova visão do homem e da sociedade.


    Filha emancipada do cartesianismo, a filosofia do iluminismo deve a Descartes o gosto pelo raciocínio e pela busca da evidência intelectual, pela busca constante do juízo e de levar a toda parte a dúvida.


    Newton introduziu a filosofia da experimentação. Observemos, calculemos, comparemos os resultados, mas evitemos construir, apenas com a inteligência, um brilhante sistema de explicações que propõem simples deduções como respostas a todas as perguntas.


    Diderot afirmou que “o único meio de conhecer é através da experiência fundamentada e continuada”. Isso não significa que a inteligência esteja desarmada diante dos fatos. Não se trata de interpretar o mundo, mas de penetra-lo e, para esse fim, a análise é o caminho mais fecundo que a dedução. É o caminho que tinha sido percorrido por John Locke, que “tinha descartado a teoria das idéias inatas para afirmar que nossas idéias se formam a partir da experiência sensível”. A realidade, então, deve ser compreendida pela observação direta, pela observação dos fatos, o que equivale a substituir a concepção metafísica por uma concepção sensível do conhecimento.


    A originalidade do iluminismo está na passagem de uma concepção de mundo herdada da física e da matemática, que vem de Galileu, Bruno Giordano, Descartes e Newton, para uma concepção de mundo que se apóia na Biologia, valorizando a experiência, a sensibilidade e a racionalidade.


    A natureza pode assim ser compreendida através da reconstrução de sua história, que explica a forma presente, remontando ao passado e apropriando-se do conhecimento das leis que regula essa história. Buffon dará ênfase aos fenômenos de gênese e evolução da vida.


    Moral e Política: Os franceses vão procurar reabilitar a natureza humana com a finalidade de convencer o homem de que ele criou as condições para a sua felicidade. Esse procedimento acarreta uma reavaliação da paixão e do prazer. Diz Fontenelle: “São as paixões que fazem tudo, se a razão dominasse sobre a face da terra, nada se passaria nela”. Em “O Mundano”, Voltaire celebrou tanto o trabalho civilizador (burguês) quanto à reivindicação do gozo da vida. Rosseau (Jean Jacques) também observou que “não é absurdo harmonizar o prazer que o individuo se dá a si mesmo com relação aos deveres para com os outros”. Recorremos ainda a Diderot, que “vê na paixão a expressão de um dinamismo que justifica em definitivo uma aposta otimista no futuro da humanidade”.


    No campo político prevaleceu às idéias que se baseavam nas instituições inglesas, complementadas por Montesquieu, que procurou um equilíbrio entre os três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.


    Rosseau (Jean Jacques) radicalizou essa experiência ao basear suas obras, principalmente, O Contrato Social, na soberania popular. Ele acreditava que a Sociedade e o Estado nascem de um acordo (contrato) entre as pessoas, em benefício de seus interesses comuns. O depositário desse poder – o soberano- é o próprio povo. Quando o governante é incapaz de fazer com que esses interesses sejam preservados, quando é incapaz de colocar esses interesses como prioridade do governo, ele deve ser substituído.


    Concluindo, em função de rejeitar os dogmas e analisar todas as coisas através da razão, o Iluminismo se voltou, principalmente, contra a Igreja Romana, lutando pela separação da Igreja do Estado e, pela substituição do ensino religioso pelo ensino laico (patrocinado pelo Estado). Por outro lado, o Iluminismo se voltou contra o absolutismo monárquico, baseava-se na idéia de igualdade entre os homens, na liberdade para escolher seus objetivos e na necessidade de substituir, ainda que revolucionariamente, os governantes que não respeitassem os direitos e interesses dos cidadãos.

 


    Interpretando o texto

1ª Quais as origens das idéias iluministas?


2ª No que se concentram as idéias iluministas?


3ª Comente a atualidade de Rosseau.


4ª Como você entende a participação dos ideais iluministas no processo revolucionário de emancipação da burguesia que estamos estudando?