PROJETO: “OLHARES”

Profª Ana Paula Baioni (Geografia)


Objetivo geral: Conhecer melhor o espaço da escola.

Público Alvo: Alunos de Quinta série do Ensino fundamental.

Duração do projeto:  Dois meses.

Professores participantes: Ana Paula Baioni (Geografia), Ivan Tavares Scotelari de Souza (Ciências) e Gesielly Beatriz Paulino (Educação Artística)

Proposta de trabalho: Desenvolver um projeto que atenda as necessidades e curiosidades dos alunos vindos de outra escolas com relação a sua nova escola como: dependências, utilização, funcionamentos e regras a serem respeitadas de acordo com o regimento da escola.


OBJETIVO ESPECÍFICOS:

1.      Crias situações de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento das habilidades como: observação, descrição, comparação, trabalho e síntese.

 

2.      Identificar as diferentes forma de organização existentes dentro da escola como ponto de partida para entender as relações e organizações do espaço com outros lugares (bairros, cidade Estado, etc);

 

 3.      Reconhecer a relação entre os diversos lugares para o bom funcionamento do nosso espaço escolar;

 

 4.      Identificar  a importância das regras para o funcionamento dos lugares;

 

 5.      Criar estratégias que, possibilitem aos alunos escolher a função que mais aprecie (fotógrafo, desenhista, entrevistador), dessa forma, valorizar o trabalho de cada um no grupo, propiciando o aumento da auto estima e autonomia do aluno;

 

 6.      Propiciar a inserção da disciplina de ciências e ed. Artística, ampliando a discussão sobre ecologia e meio ambiente;

 

 7.      Criar situações onde o aluno consiga socializar com os colegas da sala e professores o conhecimento aprendido e reelaborado;

 

 8.      Representar o espaço da escola, com base nos conhecimentos prévios dos alunos em cartografia;

 

 9.      Comparar os diferentes tipos de vegetações encontrados nos arredores da escola;

 

 10.  Perceber-se como parte integrante do meio ambiente;

 

 11.  Criar uma situação no qual o aluno passe da posição e espectador para a posição de construtor  do seu conhecimento.

 ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

&   Trabalho de campo para análise do local a ser explorado;

 

&   Divisão das funções de cada componente do grupo (desenhista, entrevistador, etc);

 

&   Seleção do local a ser visitado e analisado;

 

&   Elaboração de Perguntas pelos alunos sob orientação da professora;

 

&   Organização de uma “pasta trabalho” com seus registro;

 

&   Registros, fotografias, descrições escritas, croquis e desenhos;

 

&   Roda de conversas sobre o tema: os lugares da escolas e suas diferentes regras;

 

&   Confecções de molduras para os trabalhos;

 

&   Confecções de Maquetes dos lugares visitados;

 

&   Sínteses das informações coletadas.

 RECURSOS UTILIZADOS:

Máquina fotográfica, filme, fichas para entrevistas, folhas de papel sulfite, caderno, caneta , lápis, borracha , lápis de cores, tesouras , réguas, canetas hidrocores, computadores, , cartolinas, fita crepe, material de sucatas, , isopores  e tinta guaches.

 FINALIZAÇÃO DO TRABALHO:

Exposição de fotos, desenhos, croquis e textos que deverão ser expostos nos  corredores e na página  do site da escola, mostrando  a leitura crítica do espaço da escola, seus elementos, regras e relações.

AVALIAÇÃO:  Observação direta dos participantes.


Autora

Profª Ana Paula Baioni - Geografia

Escola Estadual "Celso Abbade Mourão" - São José do Rio Preto - SP.