E.E. Celso Abade Mourão

PROJETO RECICLAGEM

Profª Débora Mello Peres

          OBJETIVOS: Conscientizar o aluno da importância da reciclagem e reutilização de material para o meio ambiente e para uma melhor qualidade de vida. Colaborar com a limpeza da escola e de todos os lugares de sua convivência. Conscientizar o aluno dos ganhos financeiros que se pode ter com a venda de material reciclável e de utensílio confeccionados com materiais reutilizados, fazendo com que ele entenda que a não reciclagem ou reutilização significa jogar dinheiro no lixo. Levar o aluno a trabalhar a reciclagem em casa conscientizando também sua família dos seus benefícios. Reverter o dinheiro conseguido com a venda do material coletado para financiar a confecção de objetos feitos com materiais recicláveis e reutilizados exemplos, papel, vasos e demais utensílio. 

          ÁREAS ENVOLVIDAS: Ciências (Profº Ivan Tavares Scotelari de Souza), Matemática (Profª Débora Mello Peres), Educação Artística (Profª Geisielly Beatriz Paulino), Português (Profª Hilda de Souza Lopes), podendo se estender para as demais áreas durante o seu desenvolvimento. 

          ALUNOS ENVOLVIDOS: 5ª SÉRIE C 

          METODOLOGIA: Os alunos serão levados a estudar a reciclagem de material, nos conteúdos de ciências, de forma teórica com pesquisas programadas sobre a origem dos materiais, os danos que causam à natureza sua extração, o caminho que é dado a esse material quando não se faz a reciclagem e os malefícios que isso provoca a natureza. Também deverão pesquisar, dentro dos conteúdos de matemática, os custos da reciclagem, o preço de venda dos materiais, pesos e medidas para venda, e ainda uma noção de economia, com lucros e custos da venda de materiais recicláveis. Dentro da área de Educação Artística será desenvolvido um trabalho de reciclagem de papel para que os alunos vivenciem esta experiência e tenham conhecimento do produto final e ainda a criação de vários objetos que se pode fazer com materiais reaproveitados, que deverão ser confeccionados para que se faça uma exposição destes trabalhos na escola ao final do ano letivo. Ainda serão tratados temas como poluição ambiental e saúde, quando serão pedidos aos alunos que formulem textos sobre estes temas, priorizando a pesquisa, a leitura e a escrita e juntamente com a professora de português os alunos montarão seminários, teatros, textos, resumos e resenhas de livros sobre o tema.

          Será elaborada uma campanha com a 5ª série C para que se recolha material reciclável na escola, providenciando latões para coleta seletiva de material, e também em seu ambiente de convivência fora da escola, procurando envolver as pessoas que com eles convivem. O material será entregue a professora Débora Mello Peres, efetiva da escola e responsável pelo projeto, que o armazenará e este será vendido quando já tiver sido coletada uma quantidade mínima para que o comprador venha busca-lo. Essa venda será feita sempre com o acompanhamento de alguns alunos, sempre sendo revezados os grupos acompanhantes. O dinheiro recolhido será administrado pela professora Débora, responsável pelo projeto, e pelos alunos que dele participam. Será utilizado para custear os gastos do projeto com latões, tintas, colas especiais e materiais para confecção de objetos com material reutilizado, bem como gastos com pesquisas, xerox de trabalhos, compras de livros e locomoção dos alunos até bibliotecas, livrarias, etc e materiais que os demais professores necessitem para desenvolvimento do projeto. Ao final do ano letivo a professora apresentará juntamente com a classe um livro caixa com o balancete do projeto e caso haja algum lucro o mesmo será destinado a APM da escola ou a um caixa para início do projeto para o ano de 2004, conforme decisão do coletivo da escola (direção, coordenação, professores, funcionários e 4 representantes dos alunos envolvidos), levando em conta as necessidades prioritárias da escola. Ao final de cada atividade será anexado a este projeto o relatório das atividades desenvolvidas e também levado ao conhecimento do coletivo da escola através de reuniões e HTPCs.

          Os pais dos alunos envolvidos serão comunicados periodicamente do desenvolvimento do projeto na reunião bimestral de pais ou através de boletins informativos quando houver algum acontecimento extra necessário ou alguma atividade proposta para fora da escola, como visita ao tratamento de água e esgoto da cidade, visita ao centro de coleta de lixo da cidade e outras que por ventura possam ser agendadas.

          Serão solicitados à direção da escola ofícios para que se procure parcerias e possíveis patrocinadores para algumas atividades a serem propostas, como pintura dos latões (tintas), pedidos de ônibus para as visitas citadas e demais acontecimentos, possibilitando assim um maior envolvimento de todo o coletivo da escola no projeto. 

          TEMPO DE DURAÇÃO: Durante todo o segundo semestre do ano de 2003. 

          AVALIAÇÃO: Verificar os trabalhos desenvolvidos e fazer com que os alunos façam uma exposição dos mesmos. Observar se há mudança comportamental dos alunos em relação à limpeza da escola e de seu lugar de convivência.Observar se existe por parte dos alunos uma maior conscientização quanto aos benefícios da reciclagem e reutilização. Observar se haverá um aumento da utilização dos latões de reciclagem pelos alunos da escola. Observar o envolvimento dos alunos na campanha de arrecadação. Observar se os alunos desta sala conseguem envolver mais alunos da escola no trabalho de coleta seletiva. Observar e registrar a participação dos pais nos trabalhos desenvolvidos, pedindo para que os mesmos mandem uma avaliação do projeto registrando se houve mudança comportamental do aluno em casa ao final do projeto. 

          OBSERVAÇÃO: O projeto poderá sofrer algumas alterações durante sua execução para sua melhoria e para melhor aproveitamento dos alunos ou inclusão de alguns trabalhos pertinentes ao assunto. As alterações, caso hajam, serão descritas e anexadas neste piloto do projeto. Por ser o primeiro ano de implantação do projeto e também por ser a 5ª série C a única classe de Ensino Fundamental que a responsável pelo projeto ministra aulas o mesmo será trabalhado somente com está classe e após a avaliação, no final do ano letivo, o projeto em questão poderá ser proposto para a escola toda ficando assim a oportunidade de ampliação do projeto bem como a procura de parcerias para implementá-lo.


Autora

Professora Débora Mello Peres - Matemática       

Escola Estadual "Celso Abbade Mourão" - São José do Rio Preto - SP.