AS ERVAS E SUAS PROPRIEDADES COMPROVADAS

    AÇAFRÃO: Tem o poder de baixar os níveis de colesterol no sangue, podendo ser usada como tratamento adicional de doenças cardiovasculares. Indicada também como antiinflamatório para dores articulares. Além de ser um ótimo digestivo e ajudar em problemas de funcionamento do fígado.

    AGONIADA: Atua eficazmente contra problemas que acompanham o ciclo da menstruação, como as cólicas e os sintomas da tensão pré-menstrual. Quando usada para combater com a cólica menstrual, pode ser associada a outras duas plantas - a tiririca e a canela (a casca) - em forma de chá. Da agoniada e da tiririca usam-se as folhas.

    ARNICA: Poderoso analgésico e cicatrizante, indicado para o tratamento de contusões, traumatismos e distensões musculares e ferimentos. O uso externo, em forma de compressas ou pomadas.

    BOLDO: O mais conhecido e usado é o boldo-do-chile, que atenua problemas digestivos e hepáticos, inclusive os decorrentes do consumo de bebidas alcoólicas. O boldo brasileiro tem ação anti-ácida estomacal. Um e outro são usados para infusões.

    CAMOMILA: Apresenta bons resultados no combate à insônia, sua aplicação mais comum. Porém tem importante ação contra cólicas, melhora a digestão e regula funcionamento do estômago, sendo indicada para quem tem tendência a gastrite.

    CANELA: Indicada para tratar resfriados, porque ameniza as dores no corpo. Tem propriedades digestivas, o que justifica seu uso como tempero. Seu uso é contra-indicado durante a gravidez.

    CAPIM-LIMÃO: Com grande quantidade de óleos essenciais, tem ação antiviral. É indicado para o tratamento de gripes, resfriados e sinusites. Infusões de capim-limão diminuem as secreções e melhoram a respiração. Na Ásia é largamente usado no tratamento de asma. Também chamado capim-santo, é um ótimo digestivo, combate dores abdominais e gases e ajuda a amenizar dores de cabeça.

    CARQUEJA: Trata com eficiência diarréias e combate os efeitos nocivos nocivos de álcool no organismo. Indica-se consumir chá carqueja antes de consumir bebidas alcoólicas.

    CONFREI: Tem efeito cicatrizante. Deve ser usado sobre ferimentos. Seu bom uso é sempre externo. Ingerir confrei pode causar problemas do fígado.

    FOLHA DE PITANGA: Possui excelente efeito antitérmico (baixa a febre). Deve ser usada em infusões.

    GENGIBRE: Ótimo para acabar com enxaquecas e pode ser usado não só durante a crise, mas como preventivo. Outra aplicação é o combate a enjôos e náuseas. Gargarejo de chá de gengibre controla inflamações da garganta.

    HORTELÃ: Indicada no combate a parasitas do intestino. Também ajuda a baixar a febre e diminuir a tosse.

    MALVA: Tem efeito antiinflamatório e expectorante, podendo ser usada contra gripes e resfriados. Desinflama principalmente a garganta. O chá também pode ser usado como laxante e diurético, tratando constipação intestinal e infecção urinária. Em compressas, pode ser usada para o tratar furúnculos e erupções na pele, pois tem ação emoliente.

    MARACUJÁ: As folhas têm forte efeito calmante, por isso sua infusão é eficaz contra insônia e ansiedade. Atua regularizando o ciclo do sono. Não causa dependência nem gera mal-estar no dia seguinte. Também funciona como poderoso analgésico, podendo ser usado para combater dores musculares.

    MELÃO-DE-SÃO-CAETANO: O fruto tem efeito laxativo, antiinflamatório e expectorante. As folhas e sementes podem ser usadas para combater dores articulares em geral, devido ao poder analgésico. Atua também diminuindo cólicas menstruais.

    SAIÃO: Tem poder cicatrizante. Compressas são muito usadas para cuidar de ferimentos.