Papel reciclado

    O papel é feito de celulose, elemento que se encontra nas fibras das plantas. Seu processo de reciclagem consiste na utilização da mesma celulose várias vezes, utilizando menos água, eletricidade e poluição.

    Você precisa de duas folhas de jornal bem dobradas, um liquidificador, duas colheres de cola, dois ou três copos de água, uma bacia com cerca de 10 cm de água, uma meia-calça velha, um cabide de arame e um ferro elétrico.

    Desmanche o cabide de arame e construa com ele um quadrado com cerca de 15 cm X 15 cm. Com uma perna da meia-calça, envolva o quadrado de maneira uniforme e dê nós nas duas extremidades para que fique bem esticada.

    Coloque um pouco do papel e água no liquidificador. Ligue o aparelho no máximo e vá adicionando mais papel e água até obter uma massa cinza espessa e uniforme. Ponha cola na água da bacia e adicione o conteúdo do liquidificador. Vá mexendo bem com as mãos.

    Mergulhe o quadrado de arame na bacia e suspenda-o bem lentamente, deixando a água escoar por cerca de um minuto. Deixe secar completamente e retire com cuidado a película de papel sobre a meia. Passe o ferro bem quente sobre ela e pronto é só usar. Você também pode aparar as arestas com uma tesoura para um resultado mais bonito.