SAÚDE:

    Fazer ginástica entre 4 da tarde e 7 da noite é mais produtivo. Nesse horário, a temperatura corporal e a flexibilidade e força musculares estão em seu ápice, tornando os movimentos 30% mais fáceis.

    A pressão alta acelera o envelhecimento do cérebro. Pesquisa americana com pacientes de 56 a 84 anos revela que a hipertensão atrofia o tecido cerebral, levando os doentes à perda precoce de memória.

    Grávidas com mais de 30 anos devem evitar o convívio com os fumantes em casa. Em ambientes fechados e pequenos, expostas a baforadas, elas se tornam duas vezes mais propensas a ter bebês prematuros ou de baixo peso.

    Oftalmologistas da Universidade Stanford mostram que os óculos escuros não atenuam apenas a luminosidade solar. Inibem também a incidência dos raios ultravioleta, fator de risco para algumas doenças degenerativas dos olhos.

    Um estudo australiano diz exatamente o oposto do que se supunha: é bom ouvir música, em baixo volume, ao dirigir. Ela aumenta a rapidez dos reflexos em evitar acidentes.

    Dietas ricas em açúcar e gordura podem deflagrar crises asmáticas em crianças alérgicas. A descoberta, feita por cientistas americanos, é a primeira evidência da relação entre alimentação e asma.

    Tida como uma doença da meia-idade, a diabete está ampliando seu perfil. Torna-se comum entre jovens de 20 a 30 anos, por conta do sedentarismo e do abuso no consumo de gordura e açúcar. A Organização Mundial de Saúde teme que nos próximos trinta anos dobre o número de diabéticos.

    Restrita às áreas rurais brasileiras, a leishmaniose, doença transmitida por mosquito e caracterizada por feridas que não cicatrizam, avança em direção aos grandes centros. Apenas em abril passado, foram detectados vinte casos da enfermidade na Grande São Paulo.

    Médicos ingleses da Universidade de Exeter analisaram 56 estudos sobre os efeitos colaterais da acupuntura. Agulhas não esterilizadas podem provocar infecções graves: de hepatite e septicemia à Aids. Mal aplicadas, são um perigo, sobretudo para pacientes muito magros. Há registro de 32 perfurações de pulmão e de dois óbitos causados por agulhadas no coração.

    A ginástica atenua a depressão. A prática regular de exercícios físicos reduz em 80% dos casos os sintomas da doença psiquiátrica. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Duke analisou 55 deprimidos com mais de 50 anos.

    Nove de cada dez contusões ou lesões musculares exigem a aplicação imediata de compressas de gelo. Os inchaços e o sangramento interno diminuem. Atenção, frisam os especialistas: as compressas não devem ser usadas por mais de vinte minutos seguidos.

    Largamente utilizados contra azia, os antiácidos podem mascarar os sintomas de doença mais grave. Médicos americanos atestaram que 15% das vítimas de azia crônica sofrem de câncer de esôfago.

    Médicos americanos notaram que uma rotina severa no horário de ir para a cama garante o sono das crianças. Elas dormem com mais facilidade e não despertam no meio da noite. O rigor não deve limitar-se apenas aos dias de escola.

    Pediatras noruegueses descobriram que água com açúcar alivia o mal-estar de bebês durante as crises de cólicas. Eles alertam, no entanto: não mais que um quarto de colher de chá de açúcar por dia.

    A obesidade dos pais interfere no peso dos filhos no futuro, revela um trabalho da Universidade de Washington. Uma criança de peso normal mas filha de mãe ou pai obeso tem três vezes mais chance de vir a ser um adulto obeso. Se ela, já na infância, for do tipo rechonchuda, os riscos quadruplicam.

    Por seu alto teor gorduroso, o abacate sempre foi tido como fruta maldita por quem faz dieta. Pesquisas americanas mostram que sua gordura (entre as menos saturadas) aumenta a quantidade de HDL, o colesterol bom, no sangue. Meio abacate por semana é o suficiente e não compromete o regime.

    Armário de banheiro não é lugar de guardar remédio. A umidade e o calor gerados pelo banho alteram a composição química dos medicamentos. Alguns perdem a eficácia e outros podem até se tornar mais tóxicos. A gaveta do guarda-roupa é uma solução. Longe das crianças, claro.

    Usar uma escova seca sem dentifrício é a forma mais eficiente de limpar os dentes. Segundo pesquisa feita pela Universidade do Arizona, o método elimina 67% mais tártaros e ainda reduz pela metade o sangramento das gengivas.

    Está comprovado: o exercício físico regular e sem exagero é um grande benefício à saúde da mulher. Caminhar meia hora cinco vezes por semana aumenta em 25% a densidade óssea, previne a osteoporose e diminui em 60% os sintomas da tensão pré-menstrual.

    O hábito de escutar música alta, aliado à poluição sonora dos grandes centros urbanos, pode prejudicar a audição. A conclusão é de uma pesquisa da Universidade da Flórida com estudantes americanos de 2º grau. Dos jovens testados, 17% não escutam nenhum som mais baixo do que uma nota tocada no piano.

    Stress e abuso de ingestão de álcool durante a gravidez, somados a complicações durante o parto, provocam alterações na formação psíquica dos bebês. Um estudo da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, mostra que crianças nascidas nessas condições têm duas vezes mais propensão a se tornar jovens violentos.

    Ao contrário do que os especialistas da terceira idade imaginavam, o olfato e a gustação não são prejudicados com o passar dos anos. Pesquisadores da Universidade da Flórida mostram que essa capacidade sensitiva é genética. A mulher, por exemplo, tem mais capacidade de diferenciar fragrâncias que o homem.

    Tomar vitaminas em excesso e sem orientação médica é um risco à saúde. A vitamina D, por exemplo, que é usada no tratamento de osteoporose para fixar cálcio no organismo, em doses elevadas tem efeito contrário: expulsa o sal mineral do corpo, agravando os sintomas da doença.

    A Faculdade de Medicina de Baylor, nos Estados Unidos, descobriu que a abstinência sexual temporária do homem eleva a concentração de espermatozóides portadores do cromossomo X. Quando isso acontece, um casal tem mais chances de gerar um menino. Se o homem tiver relações diárias, há mais probabilidade de nascer uma menina.

    Está difícil pegar no sono? Médicos americanos comprovaram o que qualquer mãe sabe: depois de uma chuveirada morna a temperatura corporal cai o suficiente para deflagrar um dos mecanismos biológicos de indução ao sono.

    Pesquisadores holandeses mostram o tamanho do mal causado à saúde pela poluição. Pessoas expostas às sujeiras do ar por longos períodos podem ter sua expectativa de vida reduzida em até dezoito meses.

    Na detecção da síndrome de Down, o ultra-som é mais eficaz do que o exame de sangue, revela um trabalho finlandês. Ele flagra a anomalia na 10ª semana de gravidez, e não apenas depois da 15ª.

    Pesquisadores suecos mediram o volume máximo do choro dos bebês. Chegaram à surpreendente marca de 96 decibéis, o equivalente ao ruído produzido por uma britadeira. O berreiro dos filhos pode causar danos auditivos nos pais.

    Constantemente úmidas, as esponjas vegetais transformam-se em criadouro para bactérias. Entre um uso e outro, recomenda-se que elas estejam secas. E, semanalmente, devem ser lavadas numa mistura de dez partes de água para uma parte de alvejante.

    Pela primeira vez, a ciência consegue explicar como o sol danifica a pele. Dermatologistas americanos notaram que os raios ultravioleta aumentam a síntese de uma enzima que, em excesso, tira a elasticidade da pele. Pode ser a chave para a criação de produtos mais eficientes contra o envelhecimento precoce.

    Para quem tem facilidade em acordar no meio da noite e dificuldade para dormir em seguida, uma dica de pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos. Ao acordar, o melhor a fazer é deixar a luz apagada. Quinze minutos de claridade são suficientes para suspender a produção de melatonina, o hormônio controlador do sono.

    Durante a ginástica, não espere sentir sede para beber água. A essa altura, alertam fisiologistas americanos, o corpo já está desidratado. O ideal é ingerir meio copo de água, em média, a cada dez minutos.

    Uma boa forma de contornar os efeitos deletérios das terapias à base de antibióticos é incrementar as refeições com brócolis e espinafre, as principais fontes de vitamina K. Nutricionistas americanos descobriram que o uso prolongado dos remédios leva a uma deficiência de vitamina K, importante na coagulação sanguínea.

    Médicos da Universidade da Virgínia, nos Estados Unidos, descobriram que, quanto mais a mulher fuma, mais ela tende a sofrer com as dores da cólica menstrual. Entre as fumantes, as crises são mais intensas e duradouras.

    Más notícias para os homens fumantes que desejam ter filhos. O vício, notaram especialistas americanos, compromete a qualidade dos espermatozóides. As células reprodutivas perdem mobilidade e morrem mais rápido.

    Uma maneira de tirar proveito de tudo de bom que a batata tem a oferecer é comê-la assada com casca. No miolo do tubérculo está concentrada a vitamina C, e na casca, 100% da fibra e do potássio, importantes para a digestão e o metabolismo dos carboidratos e proteínas, respectivamente

    Apresentada num congresso internacional a mais moderna técnica para tratamento do ronco. O aparelho Somnus queima o excesso de tecido na garganta e no nariz, responsável pelo problema, sem produzir dor no pós-operatório. A terapia já é oferecida por algumas clínicas brasileiras.

    Segundo nutricionistas da Universidade de Illinois, os vegetais congelados não perdem em valor nutricional para os produtos frescos. Ao contrário. Quando congelada, a vagem tem duas vezes mais vitamina C do que o vegetal guardado na geladeira por uma semana.