Peixe também pega uma corzinha

Não é só você que se bronzeia quando vai à praia. Para a surpresa dos biólogos Christopher e Gwen Lowe, da universidade do Havaí, o tubarão-martelo também. Esta é a primeira vez que se vê esse fenômeno em animais marinhos. Os dois pesquisadores transferiram filhotes desse peixe, natural dos mares tropicais, para um aquário raso, na Universidade do Havaí. Depois de duas semanas repararam que os cações, que tinham saído clarinhos do fundo do mar, ficaram marrons, quase negros. A explicação é aparentemente simples: no tanque, com apenas 1 metro de água, os filhotinhos passaram a receber 600 vezes mais raios ultravioleta do que no fundo da Baía Kaneohe, 15 metros abaixo da superfície, de onde vieram. Que a radiação solar ativa as células da melanina, que dão cor à pele, é coisa sabida. "Agora queremos descobrir a intensidade da radiação necessária para a produção dessa substância, que funciona como um escudo protetor do DNA, no núcleo das células", disse Christopher Lowe à SUPER.

           Se correr o bicho pega, se ficar ele não come?

É verdade que os ursos e leões não atacam quem se finge de morto? ! Mais ou menos. No caso do urso, você pode ter mais sorte do que com um leão. Os zoólogos observaram que o urso não se interessa muito por cadáveres ou qualquer ser imóvel. "Aparentemente, ele é atraído, sim, pelos odores exalados junto com a expiração", diz o veterinário Faiçal Simon, da Fundação Parque Zoológico de São Paulo. Se encontrar um sujeito no chão, totalmente imóvel, é provável que ele dê uma cheirada e vá embora. Difícil é conseguir ficar sem respirar ou se mover quando um urso cheira você! Com o leão o dilema é bem pior. Se encontrar alguém deitado, ele pode dar umas patadas para investigar ou para brincar, como é costume da maioria dos felinos. Só que cada patada pode arrancar um pedaço. Correr também não é uma boa, porque a tendência é ele perseguir o fugitivo, que certamente é mais lento. Tudo dependerá, também, da fome do rei. Se estiver empanturrado e não se sentir ameaçado, tudo bem, não oferecerá grande perigo. "É comum ver leões caminhando entre as zebras, uma vítima natural, sem atacá-las", lembra Simon.

Com gás hilariante todos riem à toa? Como age o gás hilariante?

O gás hilariante, descoberto em 1722, é formado por oxigênio e nitrogênio. Durante muito tempo foi aproveitado como um tipo de droga leve, que provoca uma sensação parecida com a embriaguez. Nos Estados Unidos, o pessoal pagava 25 centavos para experimentar suas delícias. Só nos meados do século XIX, o dentista americano Horace Wells descobriu que ele eliminava a sensação de dor e servia como anestésico. fgfComo age? Ele afeta uma membrana do revestimento dos neurônios que é envolvida por íons de sódio e potássio. Eles mudam de lugar para deixar o impulso nervoso passar. Sob a ação do gás, esses íons não conseguem transpor a membrana e o impulso fica bloqueado. Os primeiros neurônios a serem afetados são os que controlam o comportamento. Por isso o paciente fica rindo à toa, como se estivesse embriagado.

Como a âncora consegue manter o navio parado?

Um transatlântico preso por uma ancorazinha parece piada, mas não é. A principal força que age sobre o navio parado é a das correntes marinhas. A âncora é parcialmente enterrada na areia e imobiliza a embarcação. Basta uma de 20 toneladas para segurar um navio de 100 000 toneladas. "Quando a corrente empurra o navio, o atrito da âncora com o fundo arenoso é suficiente para equilibrar a força do mar e manter a embarcação praticamente imóvel".

Porque o ovo fica duro quando cozido, ao contrário das outras comidas, que amolecem?

Quando o ovo se agita dentro da água fervendo, a casca esconde a reação que ocorre por baixo dela: as proteínas do ovo se coagulam, isto é, suas moléculas ficam muito mais próximas umas das outras. Com essa união, o ovo endurece.

Porque os pneus dos aviões são enchidos com nitrogênio?

Porque senão bum! O nitrogênio ajuda a evitar explosões. Quando o avião toca o chão, os freios são acionados para fazer a imensa máquina parar e os pneus esquentam muito. Chegam a 80 graus Célsius. "Com o calor, a superfície interna libera gases que, em contato com o oxigênio, poderiam explodir", explica o engenheiro de manutenção Alexandre Fleischhauer, da Varig. O ar comprimido, rico em oxigênio, portanto é descartado. Como era preciso escolher uma substância que não reagisse como os gases liberados, escolheu-se o nitrogênio, que é abundante na natureza. Outra vantagem é que esse gás praticamente não se expande nem se contrai com as mudanças de temperatura que, nos pneus de grandes aviões, vão de menos 50 graus Célsius (altitude de cruzeiro) a 80 graus (pouso). Evita-se assim uma variação extrema de pressão. O uso de nitrogênio em pneus aeronáuticos é obrigatório no mundo todo desde 1987 para os pneus traseiros (que têm sistema de freio).

O que aconteceria com a Terra se seu eixo de rotação não fosse inclinado?

Seria uma tragédia inominável para a indústria da moda e para todas as top models do mundo. Acabariam as estações do ano e não haveria mais coleção outono/inverno e primavera verão. Além disso, a mesma roupa poderia ser vestida durante o ano inteiro. Existem quatro estações definidas durante o ano porque o eixo da Terra ao girar em redor de si (rotação) é diferente do eixo do giro do planeta ao redor do Sol (translação). Assim, o hemisfério norte recebe mais sol durante metade do ano e o sul na outra metade. E os pólos passam seis meses praticamente às escuras e os outros seis na maior claridade.

Porque uma emoção forte pode provocar um infarto?

Quando uma pessoa sofre uma emoção forte as glândulas adrenais (localizadas na parte superior dos rins) liberam adrenalina. Ela entra na corrente sangüínea e no coração provocando aumento dos batimentos cardíacos; com isso mais sangue é bombeado para os músculos.

A adrenalina estimula, ainda, uma contração dos vasos sangüíneos, que serve para "empurrar" o sangue e melhorar a irrigação em centros vitais como o cérebro. O aumento da intensidade do trabalho cardíaco e o estreitamento dos vasos podem ocasionar um infarto (morte de tecidos por falta de oxigenação), se já houver alguma artéria coronariana (as que levam sangue para o coração) semi-obstruída.

Outra possibilidade é que a contração de uma artéria que já tenha certo entupimento resulte em um bloqueio total, também causando o infarto.

Porque o buraco de ozônio fica sobre a Antártica e lá a poluição é menor?

O Ozônio (O3) fica na estratosfera e é um gás que envolve a Terra e a protege das radiações ultravioletas do Sol. Sua camada protetora é destruída pela ação do gás CFC (clorofluorcarbono), emitido principalmente por sprays e sistemas de refrigeração. Mas esse processo é muito demorado, e CFC leva setenta anos para atingir a estratosfera e espalhando-se uniformemente ao redor de todo o planeta graças às correntes de ar.

A destruição sobre o pólo sul é maior porque a nuvem estratosférica polar,por ser mais fria, facilita a reação química entre o CFC e o ozônio, favorecendo o crescimento do buraco sobre a Antártica. Este fenômeno também ocorre no Polo Norte, mas lá as correntes de ar são capazes de repor o azônio destruído.

O ferro que existe no nosso organismo é o mesmo de um carro?

O elemento químico é o mesmo. Há apenas uma diferença: o dos carros é insolúvelem água e o que circula pelo corpo é solúvel porque está na forma de ícons(átomos com carga elétrica) que reagem com a água.

Caso não fosse solúvel, não se ligaria aos aminoácidos para formara hemoglobina, o pigmento do sangue que carrega oxigênio até os tecidos do corpo. A falta de ferro resulta em anemia.

Por que nós temos duas dentições e de onde vem os dentes?

Os dentes se formam no osso e a existência de duas dentições deve-se ao tamanho dos ossos, que mudam ao longo do crescimento. Após os seis meses começam a sair os primeiros dentes, encravados na arcada dentária. Até mais ou menos 24 meses surgem toda primeira dentição; no total são 20 dentes. Os ossos continuam crescendo e o dentes de leite, após emergirem não crescem mais, por isso precisam ser substituídos. Os dentes permanente nascem empurrando os de leite fazendo com que eles caiam.

Porque as formigas não morrem cozidas no microondas?

Elas não morrem por causa do tamanho. AS microondas (formadas por vibraçãode campos eletromagnéticos) aquecem os alimentos porque vibram as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, só que, geralmente, ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Essas são regiões onde não há emissão. Como o inseto é muito pequeno não é atingido.

Já as formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e desidratadas, diminuem de tamanho, possivelmente nem sejam notadas. Porém existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem; é porque as microondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos.

Porque a nossa barriga ronca quando estamos com fome?

O ronco é provocado por fortes contrações na parede do estômago, que acontece em pequenos intervalos de tempo. Ao atravessar o abdômen, onde há partes ocas, o barulho é aumentado, como se estivesse dentro de uma caixa de ressonância. As contrações do estômago, disparadas pelo sistema nervoso central, são uma forma de o órgão se preparar para receber os alimentos. O horário em que eles acontecem varia de acordo com o período em que a pessoa costuma se alimentar. Para quem não tem horário o ronco costuma aparecer entre cinco ou oito horas de jejum.

Porque a pele fica rosada em contato com o gelo?

A região onde está em contato com o gelo fica com um tom de rosa ou violáceo porque há uma contração dos vasos sangüíneos da região. Com isso, diminui bruscamente a quantidade de sangue dentro deles. Mas o sangue não desaparece: migra para regiões bem próximas, ficando acumulado até a temperatura do local voltar ao normal. Esse acúmulo provoca a cor rosada.

Como saber se um esqueleto é de homem ou de mulher?

Além do tamanho dos ossos, as principais diferenças podem ser notadas no crânio e na pelve (bacia). Os ossos cranianos do homem têm saliências e sua fronte é achatada, enquanto o crânio da mulher é mais liso e a fronte reta. Essas diferenças aparecem após a puberdade e são disparadas por hormônios. A pelve feminina tem formato mais circular que a do homem e uma cavidade pélvica maior que facilita a passagem do bebê no parto.

O que é o jato de água que as baleias lançam?

Não é exatamente água o que as baleias expelem quando emergem, mas vapores tornados líquidos. Elas possuem um orifício no dorso que funciona como uma espécie de narina, permitindo a entrada e a saída de ar durante a respiração. Como a temperatura do seu corpo, de cerca de 37º C, é superior à do ambiente, os gases se condensam e tornam-se líquidos. Além disso, como a pressão do jato é forte, toda a água que estiver nas costas do bicho é levada para cima, junto. Esse respiradouro, bem peculiar, foi parar na região dorsal devido à evolução. Por mais estranho que pareça, o ancestral da baleia vivia na Terra e era um quadrúpede parecido com o cavalo. Com a transferência para o mar, o animal passou por adaptações e suas narinas migraram para a parte de cima da cabeça, facilitando a respiração. "Para respirar, elas sobem à superfície do mar, deixando apenas uma parte do corpo submersa", explica Eduardo Sechi, do Museu Oceanográfico, da Universidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul. "Existem algumas espécies que conseguem ficar cerca de uma hora e meia sem ir à superfície", diz Sechi.

O que difere um cometa de um asteróide?

Apesar de ambos serem corpos celestes a vagar pelo Universo, há algumas diferenças. Cometas são constituídos de matéria volátil, gases e gelo. Asteróides são feitos de matéria rochosa e metais, principalmente ferro e níquel. Além da constituição física, o movimento de cada um tem características próprias. Os asteróides descrevem órbitas elípticas, iguais às dos planetas em torno do Sol, e concentram-se no chamado "Cinturão de Asteróides", a região do espaço entre Marte e Júpiter. Cometas se movimentam de forma aleatória. "Vale ressaltar que existem cometas que se parecem muito com asteróides e vice-versa", explica o astrônomo Oscar Matsuura, da USP. "Só com uma análise detalhada dá para perceber as distinções".

Por que o Teflon é antiaderente?

Velho conhecido das donas de casa, utilíssimo para impedir ovos de grudar na frigideira, o teflon foi descoberto por acaso. Em 1938, o químico norte-americano Roy Plunkett pesquisava o uso de gases na produção de refrigerantes quando percebeu que o gás de um dos cilindros havia se transformado em pó. Aconteceu que, espontaneamente, algumas moléculas ligaram-se à outras, formando uma longa cadeia, aquilo que a Química chama de "polímero", um composto de moléculas agregadas. A nova substância tinha uma peculiaridade: não reagia com quase nada. "As moléculas do teflon atraem-se fortemente, mas não interagem com outras, ignoram tudo o mais", explica o químico Atílio Vanin, da Universidade de São Paulo. É como se não se ocupassem com nada além delas próprias. A superfície coberta de teflon não retém moléculas de nenhuma espécie. Tudo desliza sobre ela. As panelas revestidas com a substância podem ter vida longa desde que passem longe das palhas de aço na lavagem, pois o aço remove o revestimento.