HIV chegou ao homem por volta de 1930, diz estudo - Pesquisa usa "relógio molecular" do vírus para fixar data de transmissão

ISABEL GERHARDT

    O HIV-1, linhagem predominante do vírus da Aids, surgiu por volta de 1930. A conclusão, obtida por meio de análise genética, pode ajudar a entender como se deu a passagem do vírus do chimpanzé para o homem e como prevenir, no futuro, outros tipos de transmissão de vírus por animais.
    Em 1999, artigo na revista "Nature" havia proposto como origem do HIV-1 uma mutação (variação) do SIV, vírus que causa imunodeficiência em chimpanzés. Ele teria encontrado no homem um hospedeiro mais adequado que o macaco. Como e quando essa transmissão ocorreu permanecia mistério.
    O novo estudo, que sai na edição de hoje da "Science", vai mais adiante. Ele sugere três hipóteses para a época e a forma de transmissão.
    A primeira hipótese diz que o vírus pode ter sido transmitido do chimpanzé para o homem ainda no século 19 e permanecido isolado numa pequena população, até 1930. A segunda considera que o vírus tenha infectado o homem em 1930 e se espalhado imediatamente. A terceira hipótese é tema do livro "The River" (O Rio), do jornalista inglês Edward Hooper.
    O livro sugere que vacinas contra a poliomielite, usadas nos anos 50 em testes na África, teriam sido produzidas com tecido de chimpanzés contaminados com um ancestral do vírus da Aids. Essas vacinas seriam responsáveis por sua disseminação na espécie humana. Apesar de não eliminar a tese do livro, o estudo torna-a bem menos provável.
    Com o auxílio de computadores, Bette Korber e seu grupo, do Laboratório Nacional de Los Alamos, EUA, compararam a sequência genética de vários tipos de HIV-1 e do SIV do chimpanzé.
    Korber, principal autora da pesquisa, disse à Folha que usou "o conceito de relógio molecular para determinar a época de surgimento do HIV-1". O relógio molecular permite determinar quando, a partir de um ancestral comum, dois genes divergiram.
    Os cientistas partem da premissa de que as mutações que acontecem na sequência de DNA dos genes são proporcionais ao tempo. Quanto mais cedo duas sequências de DNA divergirem, maior o número de mutações (diferenças) entre as sequências.
    "Nossos estudos sugerem que o surgimento do HIV-1 aconteceu décadas antes do programa de vacinação e que, para a hipótese do livro estar correta, vários vírus diferentes deveriam estar presentes na vacina", explicou Korber.
    Como o SIV é raro em primatas no cativeiro e um número muito pequeno de chimpanzés foram usados, isso seria implausível.

Circuncisão e Aids
    Médicos da Universidade de Melbourne (Austrália) anunciaram que homens que sofreram circuncisão têm de metade a um oitavo da chance de contrair Aids, em comparação com os não-circuncidados. O artigo saiu na revista "British Medical Journal".