13 coisas estranhas sobre os Estados Unidos

    ÁLVARO PEREIRA JÚNIOR

    Toda semana é a mesma coisa: alguém me escreve perguntando sobre como é viver nos EUA, pedindo dicas de imigração, cursos de inglês etc. E sempre fico achando que pouca gente faz idéia real da vida americana. Acham que os EUA são um Brasil que funciona. Mas não é isso. Para um país andar direito, paga-se um preço. Listo aqui algumas coisas (para nós, brasileiros) esquisitas dos norte-americanos.

1) Americano dirige muito mal. No trânsito como na vida, eles se apavoram diante do inesperado. Todo mundo guia a meio por hora, e ainda assim os acidentes são horríveis

2) Os bancos são um lixo. Tudo bem, não tem fila. Mas tente pagar uma conta, pedir uma informação. Nem gerente tem. Tem que ligar pro 0800.

3) Máquinas falam com você. Se ligar para um serviço de atendimento a clientes, prepare-se: você vai ouvir dez minutos de gravações até que um ser humano se digne a atender.

4) Americano não perde tempo. Sabe quando você liga para um amigo para tomar chope e papear? Aqui, não. Sair de casa, só com objetivos. Ficar de bobeira não é um deles.

5) O garçom joga a conta na sua cara. Acabou, comeu, estava tudo bem, quer sobremesa, café, não? Então aqui está a sua conta. E caia fora logo, não fique atrasando minha vida.

6) Eles adoram dizer "com licença". Eles têm uma relação possessiva com o espaço a sua volta. Se encosta ou passa perto, tem de mandar um "excuse me", para não pegar mal.

7) Eles gostam de variedade. Você entra numa loja gigantesca. Sai, entra na loja ao lado. Também gigante, e vende as mesmas coisas que a primeira. Para quê? Porque eles gostam.

8) Não existe pagamento automático. Quer pagar conta? Faça o chequinho e mande pelo correio. Débito automático é raro.

9) Americano só pensa em dinheiro. Uma americana falava comigo sobre os problemas que enfrentou para adotar, sem sucesso, uma criança. Primeira frase: "Isso custou 28 mil dólares".

10) Eles chegam na hora. Brasileiro, quando quer dar uma de eficiente para agradar o chefe, chega 15 minutos antes. Americano, não. Não atrasa, nem adianta. Aparece na hora.

11) Biquíni parece coador. Americana não usa biquíni, usa coador de café. No mundo ocidental, não deve existir sociedade mais anódina que a americana.

12) Eles se chamam de "mundo". "A melhor faculdade do mundo", "o time campeão do mundo". É assim que falam. Mas querem dizer "dos EUA".

13) Eles não precisam de talento. Tudo o que brasileiro valoriza, "talento" e "ginga", aqui não tem vez. É só disciplina e dedicação. São campeões mundiais de futebol feminino!