MUITO ALÉM DE 2001

    Produtos alimentícios serão geneticamente manipulados; até 2016, o genoma humano terá sido mapeado; sexo será seguro

    Ciência vai revolucionar forma de vida

    DA PLANET SYNDICATION

    Qual será o cardápio do "brunch" de domingo no ano 2050? Café feito de grãos de café geneticamente manipulados que crescerão descafeinados.
    Seu café pode ser adoçado com uma colherada de adoçante granulado cujos átomos de carbono, oxigênio e hidrogênio terão sido reorganizados para que seu organismo não reconheça o açúcar -ou seja, isento de calorias.
    Os tomates terão um gene que os torna mais resistentes a geadas, e o bacon será 20% mais magro que a carne de porco dos anos 90.
    Para quem não tiver tempo de comer, uma pílula alimentícia fornecerá nutrientes equivalentes a uma refeição. Agentes protetores, como antioxidantes e ácidos graxos, que nos protegem contra doenças cardíacas, serão produzidos em animais, peixes e vegetais. Se você for daquelas pessoas que não gostam de fazer exercícios, um comprimido vai acelerar o metabolismo do corpo.
    O hambúrguer será muito mais saudável do que o atual. A carne será geneticamente manipulada.
    Você poderá tomar três taças de sorvete sem se preocupar. Em lugar de gorduras e açúcares, o sorvete vai conter "ingredientes análogos" (semelhantes a sacarina e outros) que conferem o mesmo sabor e textura, subtraindo apenas as calorias.

    Saúde
    Depressão, dislexia, obesidade e comportamento violento já foram vinculados a genes específicos presentes no organismo humano. Até o ano 2016, já teremos mapeado todo o genoma humano, o que significa que saberemos como deve comportar-se cada gene perfeito, podendo identificar os genes mutantes e as maneiras pelas quais podem provocar doenças.
    Esse conhecimento vai revolucionar a maneira como vivemos. Os profissionais de saúde poderão examinar o código genético de um feto de oito semanas e determinar o potencial de saúde e doença que essa pessoa terá durante toda sua vida. Os médicos vão querer conhecer sua planta genômica, que pode afetar desde a dieta que você adota até os prêmios de seu seguro-saúde.
    Até 2050, a terapia genética já pode ter erradicado doenças como o câncer, e talvez já possamos imunizar nossos filhos contra o HIV. Corações, fígados, pulmões e rins artificiais vão salvar muitas vidas. Devido a esses avanços, a expectativa média de vida vai subir. As alergias serão controladas por anticorpos geneticamente produzidos. A tecnologia biônica vai devolver a vista aos cegos. Uma droga que combate a gripe vai possibilitar economia nas contas de saúde pública.
    Infelizmente, um número maior de vírus será imune aos antibióticos, e surtos de novas linhagens de doenças podem provocar epidemias tão devastadoras quanto a peste bubônica.

    Compras
    Sem vontade de enfrentar multidões no shopping? Faça todas suas compras na rede. Em lugares tão distantes quanto Roma ou Paris, você poderá acessar catálogos eletrônicos para escolher o que quiser. A Internet será usada para pagar contas e comprar de tudo.
Você não precisará buscar na bolsa para encontrar seu cartão de crédito. A Microsoft e a Visa já estão desenvolvendo um cartão de débito digital. Até 2050 teremos dinheiro digital, ou e-cash -um ciberdólar que será feito de sequências de "0" e "1".

    Clima
    Mais ervas daninhas, insetos e doenças tropicais, como a malária: segundo os cientistas, é isso que podemos prever, à medida que o aquecimento do planeta continuar. Os extremos climáticos vão resultar em mais incêndios florestais e secas. Tempestades, enchentes, furacões e tornados também causarão mais caos, especialmente em áreas costeiras.
    Os níveis dos mares em todo o mundo podem subir até 35 centímetros. O Departamento de Conservação da Terra e Água de Nova Gales do Sul, Austrália, avisa que a elevação do nível oceânico pode provocar a inundação de Kakadu e outras áreas vulneráveis. Nas montanhas nevadas, haverá menos neve e mais chuvas.

    Transportes
    A procura desesperada pelas chaves do carro vai deixar de fazer parte de seu ritual matinal, já que as fechaduras dos carros serão operadas por voz. Bastará pronunciar seu nome -com isso, seu carro vai reconhecer sua voz e desativar o sistema de traves e o alarme. Na verdade, a experiência toda de andar de carro se tornará mais agradável no século 21.
    Não haverá barulho ou poluição para transformar o ato de dirigir em risco ambiental. Os carros serão equipados com caixas de som especiais que equiparam o ponto mais alto da onda sonora do carro com o ponto mais baixo de uma onda sonora idêntica de "anti-ruído". Ao cancelar-se mutuamente, os dois impulsos vão fazer com que seja possível dirigir em silêncio. Em lugar de serem movidos a gasolina, os veículos vão usar fontes de energia.
O computador a bordo do carro vai proporcionar mais tempo de descanso ao motorista. Basta digitar o endereço para onde quer ir, e o guia de cidades e estradas embutido em seu veículo se encarregará de encontrar o caminho.
    Seu carro também vai assumir o controle da direção na velocidade que você estipular, trocando de marcha quando necessário e avisando se você se aproximar demais de outro veículo.
    Preocupado com possíveis engarrafamentos? Mande seu telefone inteligente de pulso ligar para sua operadora de Internet, que vai verificar sua rota no site de seu clube do automóvel e passar as indicações necessárias para fugir dos lugares onde o trânsito possa estar parado.

    Relacionamentos humanos
    O termo "sexo seguro" pode assumir todo um novo significado. Para começar, você vai precisar de óculos tridimensionais e uma roupa especial, colada ao corpo e com milhares de sensores inteligentes. Depois de plugar a roupa em um sistema computadorizado, você vai poder recriar todas as sensações de toque e de atividade sexual, dispensando um parceiro.
    Haverá uma pílula anticoncepcional para homens. Devido ao controle da população mundial, é possível que cada casal seja autorizado a ter apenas um filho. Se o índice espermático dos homens continuar a cair, a infertilidade pode tornar-se um problema mais comum para muitos casais.
    As incubadoras das maternidades já são capazes de "cuidar" de crianças após 20 semanas de gestação, e já é possível fertilizar óvulos fora do corpo humano.
Segundo cientistas, até 2050 talvez seja possível gerar bebês fora do útero. Até lá, a escolha do sexo dos bebês pode ter ser tornado uma parte aceita do processo da concepção. O biólogo molecular escocês Frank Lee prevê que a clonagem humana será algo comum.
    De acordo com "21 Challenges for the 21st Century" ("21 Desafios do Século 21"), uma pesquisa de mercado conduzida pela agência publicitária Ammirati Puris Lintas, "as mulheres terão uma visão mais flexível da condição feminina, e os homens terão uma visão mais flexível da condição masculina". O relatório também prevê que o conflito entre os sexos vai diminuir no início do século 21, o que pode levar à queda no índice de divórcios. Assim, o amor e a partilha vão desfrutar um renascimento no novo milênio, e o século 21 poderá ser o do amor.