A Batalha do Livro Didático

 

 

>>> Fale com o autor <<<

   A Batalha do Livro Didático (BLD) tem por objetivo estimular a leitura de textos em livros didáticos ou paradidáticos, tendo como pano de fundo uma batalha entre as forças da luz e das trevas em torno das joias da luz. Elas correspondem ao bem mais valioso de um reino fictício (Tumont), sendo estas guardadas em um castelo ameaçado por uma horda de criaturas malignas. Para maiores detalhes, leia o texto "A Idade das Sombras" encontrado no software "A Batalha do Livro Didático" ou através do link abaixo.

http://www.professorinterativo.com.br/paginter/html/Idade_Sombras.htm

    Com comandos simples é possível inserir perguntas em uma das dez avaliações oferecidas pelo programa. Estas avaliações, ao serem exibidas aos alunos, permitirão que os mesmos sejam avaliados através das perguntas formuladas pelo professor.

Clique aqui para exibir em nosso site, uma página contendo mais de 130 avaliações on-line.

Abertura do Programa e Painel de Configuração

    Na parte central, estão dispostos dez botões que acionam as avaliações. Inicialmente, apenas as três primeiras avaliações estão configuradas. São avaliações-exemplo do software. As outras avaliações não apresentam imagens nem perguntas associadas a elas.

    Na parte mediana e inferior, uma série de botões estão dispostos com as seguintes funções:

    Meus Documentos - Exibe a pasta "Meus documentos" do Windows além de dar acesso a outros drives presentes no computador.

    Buscas On-Line - Aciona a página do site Google através do navegador padrão instalado no computador.

    Pasta - Avaliações - Exibe todas as pastas referentes as avaliações do programa.

    Banco de Avaliações On-Line - Botão que aciona uma seção no site do autor do software com mais de 130 avaliações on-line.

    Instruções principais - Aciona esta página de instruções.

Acionando o arquivo de configuração

    Através da segunda fileira de botões, é possível exibir e alterar o arquivo de configuração da avaliação a ser editada. Este apresenta diversas informações tais como: Os créditos do autor da avaliação, as perguntas, respostas e ajudas definidas por ele, etc.

    Todas as informações de como alterar o arquivo de configuração estão presentes no próprio arquivo. Leia estas informações atentamente e faça um teste de sua avaliação antes de utilizá-la com seus alunos.

     O arquivo de configuração obedece ao padrão de codificação Unicode. Nunca altere-o para salvar dados em outra codificação ("Salvar como"). Isso poderá comprometer a exibição de alguns caracteres, em especial a acentuação em português.

     Importante!!! Como as animações do software estão relacionadas com o total de questões possíveis, é necessário que cada avaliação criada apresente o número de vinte (20) questões propostas.

Acionando uma avaliação editada

    Para executar uma avaliação é muito simples. Com a página principal do programa aberta, clique no número do botão correspondente à avaliação desejada.

    As informações sobre a execução de uma avaliação podem ser encontradas através dos botões "I" em verde e vermelho na parte superior central da tela. O primeiro aciona as instruções e o último as recolhe. É importante se familiarizar com estas instruções antes de iniciar uma avaliação.

De professor para professor

    Segue abaixo algumas observações e sugestões para a utilização do software "A Batalha do Livro Didático":

    * Leve seus alunos a SAI (Sala Ambiente de Informática) após trabalhar os conteúdos de sua avaliação em sala de aula.

    * Permita, se necessário, que os alunos levem para a SAI cadernos ou livros de consulta.

    * Faça uma disputa entre classes ou entre meninos e meninas mediante a pontuação/tempo conseguida pelos grupos.

    * Estimule que alunos de uma classe elaborem perguntas para outra e vice-versa.

    * Estimule também que seus alunos façam pesquisas na Internet, visitem sites de conteúdo relevante, anotem questões para posteriormente produzirem avaliações que sejam úteis para suas classes.

    * Utilize sua avaliação antes de uma prova tradicional. Ela poderá funcionar como uma revisão dos conteúdos.

    * Seria interessante que o arquivo de configuração fosse impresso assim que uma avaliação fosse configurada. Desta maneira sua SAI poderia ter informações de consulta para um outro professor que desejasse utilizar uma avaliação.

Considerações pedagógicas

 Obs: Leia antes o texto "A Idade das Sombras"

Disponibilizando uma Avaliação On-Line

    O software "A Batalha do Livro Didático" apresenta em seu diretório de instalação uma pasta chamada "Avaliacoes". Esta pasta apresenta as subpastas relacionadas a todas as avaliações possíveis. Transfira a pasta da avaliação escolhida e a pasta "swf_bld1" para seu website, fazendo um link para o arquivo "iniciar.html". Este arquivo aciona a avaliação e está presente dentro da pasta selecionada.

    Importante!!! Transfira todo o conteúdo da pasta da avaliação com exceção do arquivo iniciar2.exe. Ele é utilizado para a execução off-line. A pasta "swf_bld1" está contida na pasta "Avaliacoes" apresentando a página de informações que surge quando o botão "I" e as animações secundárias da avaliação.

    No website www.professorinterativo.com.br foi criado um espaço para que professores possam compartilhar gratuitamente suas avaliações. Chama-se "Avaliações on-line". Nesta página o visitante poderá conhecer as avaliações de outros professores e também acrescentar as suas.

    Para isso, basta associar-se ao grupo "Páginas Interativas" e compartilhar com ele sua avaliação. Esta será inserida de forma gratuita em um banco de avaliações estando disponível a você e a todos os associados através de uma senha de acesso. Atualmente este banco apresenta mais de 130 avaliações on-line.

    Para enviar uma avaliação ao autor do software basta clicar com o botão direito sobre a pasta da avaliação editada. Opte por "Compactar e enviar por e-mail" de acordo com as opções disponíveis em seu computador. Envie sua avaliação para:

contato@professorinterativo.com.br

     É possível também inserir em um blog uma avaliação elaborada com o programa. Veja pelo link abaixo. Para maiores informações, entre em contato por e-mail ou participe de nosso grupo de discussão.

Blog - Avaliações On-Line