O Modo de Produção Asiático
    José Tadeu Cordeiro

 

 

No Oriente (Egito, Mesopotâmia, etc.) não houve a dissolução das comunidades de camponeses em proprietários privados de terras, como no Ocidente, mas houve a passagem de uma sociedade sem classes (as comunidades primitivas) para uma sociedade de classes, oriundas das necessidades de construção das grandes obras para correção do fluxo das águas dos grandes rios, modelo que Marx (Karl) chamou de Modo de Produção Asiático.


    Para Marx, o Modo de Produção Asiático está ligado à necessidade das comunidades camponesas organizar grandes obras de drenagem e irrigação nos grandes rios (Nilo, no Egito), mas também obras religiosas (como as Pirâmides, no Egito). Estas grandes obras estavam muito acima da capacidade das comunidades particulares, daí a necessidade das comunidades se juntarem para permitir a conclusão destas obras que eram fundamentais para suas vidas.


    Na organização destas obras será criado um novo poder, que tem suas origens nestas funções de interesse das comunidades camponesas, mas que se tornará num poder independente destas comunidades e, com o tempo, passará a explorá-la. As vantagens particulares de que se beneficia esta minoria no poder, a título de serviços prestados a comunidade, transforma-se em obrigações (exploração).


    Há, pois, a exploração do homem, o aparecimento de uma nova classe (a exploradora – composta por uma elite religiosa e administrativa) sem que exista ainda a propriedade privada da terra.


    Criou-se uma organização contraditória. A forma de organização da produção agrícola ainda é coletiva, (os camponeses vivem e se organizam em comunidades) mas já são explorados pela elite religiosa e administrativa. Mas, repare, é a comunidade que é explorada, não o indivíduo.


    A unidade destes elementos contraditórios está no fato de que é em nome de interesses superiores da comunidade camponesa (econômicos e religiosos) que ela é explorada, por essa minoria.

 


    Interpretação do texto

1.Explique a frase: “é em nome de interesses superiores que as comunidades camponesas são exploradas por uma minoria”.


2. Como vocês explicaria o Modo de Produção Asiático?