Alunos criam classificados poéticos (Projeto Jornal na Educação - Diário da Região)

    Os alunos das quintas, sextas e sétimas série da Escola Estadual "Celso Abbade Mourão", do Solo Sagrado, na periferia de Rio Preto, passaram a ter um maior rendimento depois que exemplares do Diário da Região e Di@rinho passaram a ser usados em atividades dentro da sala de aula.

    Uma das atividades desenvolvidas pela professora Altair Bomgarte, da disciplina de português, foi o de incentivar a criatividade dos alunos através dos anúncios publicadosProfa. Altair e alunos diariamente no caderno "Classificados" do Diário. "Partimos de uma situação real. Os alunos leram os anúncios, analisaram o conteúdo, a linguagem utilizada, para quem eram destinados e qual era o objetivo de cada classificado. Após o contato com o classificado real, os alunos criaram os anúncios imaginários".

    Depois de levantarem as características imaginárias, os alunos redigiram os classificados poéticos, onde vendiam cavalos, anjos, meninos, casas etc. "Durante esta atividade os alunos se sentiram estimulados a escrever. Tomaram conhecimento do texto poético, trocaram idéias e puderam exercitar a criatividade. O resultado foi que o rendimento na sala de aula aumentou assim como a autoestima de cada um", explica Altair.

    Os alunos que participaram da atividade usando o caderno "Classificados" do Diário explicam que aprenderam muito, não só com a atividade mas com a leitura do jornal.

    Rafael Justino, de dez anos, conta que gostou de fazer um classificado poético vendendo um cavalo imaginário. "Achei legal fazer uma poesia. E eu passei a ler mais o jornal para ficar sabendo das noticias."

    Francieli de Souza Fermino de 11 anos, conta que só lê o Diário nas atividades da escola. "É muito bom. A gente aprende muitas coisas.

    Eu fiz poesia vendendo um cavalo e uma flor usando o a leitura do jornal", conta Francieli, que é fã incondicional do Di@rinho.