E.E. Celso Abade Mourão

Projeto: Mande o seu recado num cartão virtual

I - Análise da realidade:

          Um dos fatos que motivou a execução desse projeto foi a necessidade que os alunos demonstraram de  ter conhecimento de alguns programas básicos da Microsoft como o Word e o Power Point.  

 II - Objetivos:

          Já que os alunos mostraram interesse em conhecer e saber utilizar alguns programas da Microsoft, o objetivo deste projeto é exatamente propiciar a esses alunos o acesso a tais programas e o entendimento do funcionamento dos mesmos.

 III - Conteúdo e Metodologia:

          O conteúdo trabalhado nesse projeto, em função da disciplina em questão, a Língua Portuguesa, será a MPB (Música popular brasileira). Primeiramente, será realizado, em sala de aula, um amplo laboratório sobre o assunto, no qual serão trabalhadas as interpretações das canções que serão utilizadas posteriormente. Depois, já no laboratório de computação os alunos poderão, efetivamente,  manusear o dicionário, à procura das palavras desconhecidas. A partir deste momento começará o trabalho de confecção dos cartões  nos programas Power Point e no Word.  

 IV - Público alvo:

          Este trabalho será realizado com os alunos da 8ª série C do Ensino Fundamental, que funciona no período da tarde  nessa escola.

 V - Cronograma:

          Este trabalho realizar-se-à em 10  horas/aula.

 Estas aulas dividir-se-ão assim:

 • 1ºencontro • Exposição do trabalho a ser realizado e discussão das canções a serem utilizadas. (2 aulas)
• 2º encontro • Explicação do funcionamento de alguns programas e softwares. (2 aulas) Esclarecimento de dúvidas
• 3º encontro • Início da primeira apresentação no "Power Point" (2 aulas) Confecção do primeiro slide
• 4º encontro • Confecção dos outros slides (2 aulas) 
• 5º encontro • Finalização do projeto com comentários sobre ele. (2 aulas)

VI - Recursos:

         Os recursos utilizados serão os equipamentos básicos de informática e softwares de apoio, como o "Almanaque Abril 2001", "Biblos", “Gramática eletrônica”, “Dicionário Aurélio”, além de pesquisas na Internet,  etc.

VIII - Avaliação:

          O trabalho desenvolvido será avaliado do ponto de vista da participação e interesse do aluno. 

 


Autora

Professora Janete Federico - Língua Portuguesa        

Escola Estadual "Celso Abbade Mourão" - São José do Rio Preto - SP.