PROJETO :”VIVENCIANDO AS OLIMPÍADAS“

 

 

Autoras:

Professora Ana Paula Baioni (Geografia)

Professora Mara Lúcia Dias (Ed. Física)

Professora Renata Simone Poloni (Matemática)

Professora Fabiana Cristina Sinhorini Dordan (Matemática)

Coordenadora Izaura Columbano de Oliveira

contando com a colaboração da equipe escolar

 

OBJETIVO GERAL: Desenvolver um trabalho que envolva conhecimentos de novos países, seus costumes, suas culturas e suas participações no mundo em todos os setores, políticos, econômicos e sociais.

 

OBJETIVO: Fazer com que o aluno conheça novos países e que desperte nele o interesse para conhecer as diferenças de outro povos com os nossos e também use seus conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Geografia, Matemática, Educação Física, História e Ciências tais como:

 

Trabalhar com escala para fazer maquetes;

 

Transformando as medidas em números reais;

 

Pesquisas na história sobre a linha do tempo das olimpíadas passadas;

 

Transformar as regras e normas das modalidades em conhecimentos para todos;

 

Reconhecer os benefícios dos esportes na nossas vidas e curiosidades de como são feitos os exames antidoping, etc.

 

PÚBLICO ALVO: Alunos de 5a  a 8a Séries do Ensino Fundamental.

 

DURAÇÃO:  Um  mês.

 

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS INICIALMENTE PARA ESTIMULAR OS ALUNOS:

 

1.      Contagem regressiva dos dias pelos alunos;

 

2.      Vídeos sobre a origem dos jogos olímpicos e sobre o país Grécia ( sede dos jogos);

 

3.      Painel das bandeiras;

 

4.      Curiosidades sobre os símbolos das olimpíadas (mascotes);

 

5.      Cálculos e medidas do campo, altura das traves, da quadra, diâmetro da bola, peso, etc;

 

6.      Confecções de gráficos de pontuações das medalhas;

 

7.      Mini olimpíada: Tênis de mesa, Atividades rítmicas (danças com fitas, arcos e cordas), Corridas, Corridas com obstáculo, Tiro ao alvo;

 

8.      Acompanhamentos diários dos resultados do Brasil;

 

9.      Confecções de jogos das modalidades (bingo e memória);

 

10. Visitas ao Centro Social do bairro Eldorado onde se praticam várias atividades esportivas.

 

11.  Algumas provas  a serem desenvolvidas pela salas participantes para uma competição entre elas, formando assim ao final destas atividades uma FEIRA OLÍMPICA.

 

FORAM DISTRIBUÍDAS PARAS AS SALAS:

CLASSES PAÍS

MODALIDADE

7ª A ALEMANHA

HANDEBOL

7ª B ARGENTINA

FUTEBOL

7ª C CANADÁ

TRIATLO

7ª D CHINA

TÊNIS DE MESA

7ª E CUBA

VÔLEI

8ª A FRANÇA

CICLISMO

8ª B GRÉCIA

ATLETISMO

8ª C INGLATERRA

HIPISMO

8ª D RUSSIA

GINÁSTICA OLÍMPICA

6ª A ESPANHA 

ESGRIMA

6ª B AUSTRÁLIA

NATAÇÃO

6ª C E.U.A

BASQUETE

6ª D  ITÁLIA

VÔLEI

6ª E BRASIL 

ATLETISMO

6ª F JAPÃO 

JUDÔ

 

PROVAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS CLASSES:

 

1.      EXPLORAÇÃO DA MODALIDADE (PARTE ESCRITA E MAQUETE);

 

2.     PESQUISA SOBRE O PAÍS: LOCALIZAÇÃO,  NOME OFICIAL, CAPITAL, RELIGIÕES PRATICADAS,  PADRÃO DE VIDA (I.D.H.), MAPA, BANDEIRA, LÍNGUA FALADA, MOEDA, CULINÁRIA, DANÇA TÍPICA, ESPORTE MAIS PRATICADO NO PAÍS, VESTUÁRIOS;

 

3.   ACOMPANHAMENTO DOS RESULTADOS OBTIDOS NOS JOGOS PELO SEU PAÍS. OBS: FAZER A TABELA (PÓDIO) DO SEU PAÍS COM AS MODALIDADES E REPRESENTAR OS RESULTADOS COM MEDALHAS CONFECCIONADAS PELOS PRÓPRIOS ALUNOS. EX: 2 MEDALHAS DE OURO = 00;

4.    EXPOSIÇÃO NA SALA DE AULA DOS TRABALHOS REALIZADOS. (NA DATA DO DIA 02 DE SETEMBRO);

 

5.      DESFILE DAS VESTIMENTAS DAS MODALIDADES DE CADA CLASSE;

 

6.      DEMONSTRAÇÃO DE UM PRATO DA COMIDA TÍPICA E SUA RECEITA;

 

7.      CONFECÇÃO DE UMA BANDEIRA DO PAÍS COM AS MEDIDAS ORIGINAIS FEITA COM O PANO “T.N.T.”;

 

8.      REPRESENTAR UMA PERSONALIDADE  DO SEU PAÍS COM UM DESFILE;

 

9.      APRESENTAÇÃO DE UMA DANÇA;

 

OBS: HAVERÁ UMA PREMIAÇÃO COM MEDALHAS CONFECCIONADAS POR ALGUNS ALUNOS, SIMBOLIZANDO AS EQUIPES QUE CUMPRIREM TODAS AS PROVAS E QUE SE DESTACAREM NAS APRESENTAÇÕES E NOS TRABALHOS ESCRITOS.

 

SUGESTÕES PARA AS PESQUISAS DOS ALUNOS:

 

Livro: almanaque Abril;

 

Alguns sites pela Internet;

 

Canais de televisão que estarão com programações especiais durante a Olimpíada;

 

Noticiários;

 

Nas transmissões de jogos ou premiações dos atletas ao vivo;

 

Nos canais fechados que estarão ligados nas Olimpíadas praticamente 24 horas por dia; 

 

Informações direto com alguns professores, ou com o seu  professor coordenador;

 

Alguns sites  e  revistas sugeridos por professores e colaboradores.

 

MATERIAIS  QUE  SERÃO UTILIZADOS:

 

Atlas Geográfico, Fitas de vídeos, Cordas, Arcos, Mesa de pingue-pongue, Folhas de sulfite, Canetinhas hidrocores,  Jornais, Revistas, Tintas guaches, Computadores, Impressoras, Aparelhos de som, Bola e objetos de medição, Livros Informativos, Sucatas, Panos, Isopor, Cola, Tesoura, etc.

  

AVALIAÇÃO:  Observações diretas e indiretas dos alunos participantes, checando os objetivos propostos no projeto, a organização dos trabalhos, enfim, toda a preparação até a realização da feira.

  

FORAM DADAS ORIENTAÇÕES PARA QUE CADA COORDENADOR DE SUA SALA PUDESSE ESTAR AJUDANDO COMO OS ALUNOS DEVERIAM SE ORGANIZAR  PARA O CUMPRIMENTO DAS PROVAS :

 

1.      Incentive sua sala a realizar todas as provas, inclusive a dança e o desfile.

 

2.     Escolha de 5 a 6 alunos para estarem aqui no dia da apresentação para fazerem a arrumação da sala com os trabalhos realizados pela sua classe, as 7 horas.

 

3.     Escolha com eles os dois alunos que irão participar da bandeira, um aluno que fará a representação da personalidade escolhida de seu país e um aluno que será o atleta da modalidade. Passe também o nomes desses alunos  para nossa inspetora Leila, pois ela fará o controle da entrada destes alunos nos corredores das salas de aula.

 

4.      Ajude-os a se organizarem em turnos para que se revezem durante as visitações  em  outras salas de modo a não deixarem nunca sua sala sozinha.

 

5.      Lembre-os que eles deverão vir uniformizados para ficarem na sala de aula e cumprirem o horário estipulado para a visitação até o final, onde deverão reorganizar as suas salas, tirando os trabalho, limpando e colocando as carteiras em seus devidos lugares. Isto acontecerá no horário das 11:30 as 12:00.

 

6.      Oriente a sala a preparar uma caixa onde contenha materiais necessários para serem usandos na arrumação das salas, pois não será permitido sair da escola para buscá-los e nem pedir emprestado para outras salas ou para a escola. Ex: tesoura, cola, fita adesiva, régua, grampeador, resto de papéis (cartolinas, crepom, sulfites, etc).

 

ATIVIDADES DO PERÍODO DA TARDE

 

1.      Oriente aos alunos que já estão com seus nomes anotados, que entrem e se coloquem em seus devidos lugares que serão:

 

Os alunos das bandeiras e dos desfiles formarão filas sempre obedecendo as ordens das apresentações que será a seguinte: 7ª A, B ,C, D, E, 8ª A, B, C, D, 6ª A, B, C, D e F. (as 5ª A, B e C participarão da abertura e do encerramento). As  meninas que irão dançar ficarão em suas salas de aula para se arrumarem e os meninos nos banheiros do corredor, e assim que estiverem prontos deverão também vir a formar uma fila obedecendo as ordens. IMPORTANTE : Se houver atraso e barulho na entrada de cada sala para se apresentarem, a sala perderá pontos.

 

2.      Lembre aos alunos que não estarão participando das apresentações que deverão permanecer no pátio da escola, e se não se comportarem bem, prejudicarão a pontuação de sua equipe.

 

3.      Início das apresentações: 13:00. Abertura com  a entrada  da bandeira Brasileira e da bandeira Olímpica e demais bandeiras. (as bandeiras terão lugares para ficarem penduradas). Hino Nacional Brasileiro.

 

4.      Fala do Diretor dando as boas vindas aos pais, alunos e visitantes.

 

5.      Início do desfile das personalidades.

 

6.      Desfile dos atletas.

 

7.      Apresentação das danças.

 

8.      Enquanto os jurados somam as notas, cada sala terá 5 minutos apenas para reorganizarem as suas salas, voltando as carteiras em seus devidos lugares, obedecendo assim a ordem de chamada para que não haja tumulto e desorganização.

 

9.      A  verificação da  reorganização das salas no final será feita pela comissão julgadora, cabendo assim perda de pontos para equipe que não cumpriu a organização correta.

 

ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS COMISSÃO JULGADORA

  1. Maquete (5 pontos)

  2. Exploração da sua modalidade  - parte  escrita (5 pontos)

  3. Explicação da Maquetes e da modalidade pelos alunos (5 pontos)

  4. Pesquisa sobre o seu País – parte escrita, ex : cartazes, etc (5 pontos)

  5. Explicação oral da pesquisa (5 pontos)

  6. Tabela do pódio (5 pontos) Obs: se estiver completa com os resultados de seu país.

  7. Exposição dos trabalhos nas salas de aula: Organização (5 pontos) / Criatividade (5 pontos) /  Explicação (5 pontos) /  Limpeza  (5 pontos)

  8. Comida típica  com a apresentação da receita (5 pontos)

  9. Bandeira confeccionadas do país com as medidas oficiais (5  pontos)

  10. Desfile da personalidade e do atleta da modalidade (5 pontos cada)

  11. Apresentação das danças. (prova de valor 10 pontos)

  12. Contagem dos pontos será feita  pela comissão julgadora.

ENCERRAMENTO COM A FEIRA OLÍMPICA

 

Texto descritivo elaborado por:

Profª Ana Paula Baioni - Geografia

Escola Estadual "Celso Abbade Mourão" - São José do Rio Preto - SP.