A Batalha do Livro Didático

   A Batalha do Livro Didático (BLD) tem por objetivo estimular a leitura de textos em livros didáticos ou paradidáticos, tendo como pano de fundo uma batalha entre as forças da luz e das trevas em torno das joias da luz. Elas correspondem ao bem mais valioso de um reino fictício (Tumont), sendo estas guardadas em um castelo ameaçado por uma horda de criaturas malignas. Para maiores detalhes, leia o texto "A Idade das Sombras" encontrado no software "A Batalha do Livro Didático" ou através do link abaixo.

http://www.professorinterativo.com.br/paginter/html/Idade_Sombras.htm

    Com comandos simples é possível inserir perguntas em uma das dez avaliações oferecidas pelo programa. Estas avaliações, ao serem exibidas aos alunos, permitirão que os mesmos sejam avaliados através das perguntas formuladas pelo professor.

Clique aqui para exibir em nosso site, uma página contendo mais de 130 avaliações on-line.

Abertura do Programa e Painel de Configuração

    Na parte central, estão dispostos dez botões que acionam as avaliações. Inicialmente, apenas as três primeiras avaliações estão configuradas. São avaliações-exemplo do software. As outras avaliações não apresentam imagens nem perguntas associadas a elas.

    Na parte mediana e inferior, uma série de botões estão dispostos com as seguintes funções:

    Meus Documentos - Exibe a pasta "Meus documentos" do Windows além de dar acesso a outros drives presentes no computador.

    Buscas On-Line - Aciona a página do site Google através do navegador padrão instalado no computador.

    Pasta - Avaliações - Exibe todas as pastas referentes as avaliações do programa.

    Banco de Avaliações On-Line - Botão que aciona uma seção no site do autor do software com mais de 130 avaliações on-line.

    Instruções principais - Aciona esta página de instruções.

Acionando o arquivo de configuração

    Através da segunda fileira de botões, é possível exibir e alterar o arquivo de configuração da avaliação a ser editada. Este apresenta diversas informações tais como: Os créditos do autor da avaliação, as perguntas, respostas e ajudas definidas por ele, etc.

    Todas as informações de como alterar o arquivo de configuração estão presentes no próprio arquivo. Leia estas informações atentamente e faça um teste de sua avaliação antes de utilizá-la com seus alunos.

     O arquivo de configuração obedece ao padrão de codificação Unicode. Nunca altere-o para salvar dados em outra codificação ("Salvar como"). Isso poderá comprometer a exibição de alguns caracteres, em especial a acentuação em português.

     Importante!!! Como as animações do software estão relacionadas com o total de questões possíveis, é necessário que cada avaliação criada apresente o número de vinte (20) questões propostas.

Acionando uma avaliação editada

    Para executar uma avaliação é muito simples. Com a página principal do programa aberta, clique no número do botão correspondente à avaliação desejada.

    As informações sobre a execução de uma avaliação podem ser encontradas através dos botões "I" em verde e vermelho na parte superior central da tela. O primeiro aciona as instruções e o último as recolhe. É importante se familiarizar com estas instruções antes de iniciar uma avaliação.

De professor para professor

    Segue abaixo algumas observações e sugestões para a utilização do software "A Batalha do Livro Didático":

    * Leve seus alunos a SAI (Sala Ambiente de Informática) após trabalhar os conteúdos de sua avaliação em sala de aula.

    * Permita, se necessário, que os alunos levem para a SAI cadernos ou livros de consulta.

    * Faça uma disputa entre classes ou entre meninos e meninas mediante a pontuação/tempo conseguida pelos grupos.

    * Estimule que alunos de uma classe elaborem perguntas para outra e vice-versa.

    * Estimule também que seus alunos façam pesquisas na Internet, visitem sites de conteúdo relevante, anotem questões para posteriormente produzirem avaliações que sejam úteis para suas classes.

    * Utilize sua avaliação antes de uma prova tradicional. Ela poderá funcionar como uma revisão dos conteúdos.

    * Seria interessante que o arquivo de configuração fosse impresso assim que uma avaliação fosse configurada. Desta maneira sua SAI poderia ter informações de consulta para um outro professor que desejasse utilizar uma avaliação.

Considerações pedagógicas

 Obs: Leia antes o texto "A Idade das Sombras"

  • A luz simboliza o conhecimento.

  • As joias da luz representam livros.

  • A civilização dos cultureks se apóia no vasto conhecimento inserido nas joias.

  • Os cultureks representam pessoas cultas que buscam e valorizam o conhecimento.

  • O guardião representa um professor que oferece aos jovens cultureks (alunos) a espada da luz (uma ferramenta de estímulo e transformação) que se modifica quando é utilizada, aumentado o seu poder.

  • Os cultureks que ajudam os jovens a assimilar o brilho das joias também são professores.

  • Os cultureks capazes de preencher uma joia da luz representam escritores.

  • A velhice é considerada um grande status para os cultureks, já que simboliza uma expressiva quantidade de conhecimento assimilado. Logo, a designação “ancião” não é tida como um termo pejorativo, muito pelo contrário.

  • A necessidade de o guardião permanecer junto das joias para que a espada possa ser utilizada pelos jovens, corresponde a um professor que atua como um veículo facilitador do entendimento das informações contidas nos livros. Estas informações representam a luz (conhecimento), sendo esta capaz de sobrepujar os vilões (os obstáculos na vida dos jovens).

  • Os ignorks representam pessoas que, consciente ou inconscientemente, desprezam os benefícios associados à aquisição do conhecimento. Estas pessoas são facilmente manipuladas em seus anseios e necessidades por outras (Dommagu).

  • Dommagu simboliza os homens que se nutrem e fortalecem (enriquecem) à partir da ignorância que floresce na mente de pessoas pouco esclarecidas.

  • Nas batalhas contra os ignorks, os cultureks são capazes de produzir materiais mais resistentes que a madeira (forjando metais) e lançar pedras que explodem como um vulcão (balas de canhão).

  • Os cultureks podem “magicamente” colocar fogo na água (queimar álcool).

  • Dommagu com sua magia, faz com que os cultureks não sejam mais capazes de interpretar as inscrições (palavras) dentro das joias da luz.

  • Tumont, cultureks, ignorks, o guardião e Dommagu fazem parte de um mundo fictício habitado por seres humanos, não sendo descritos em detalhes na história. Parte dela visa transportar o leitor para um mundo de fantasia. Por outro lado os alunos devem ser capazes de correlacionar este mundo com o real.

  • Os deuses da sabedoria representam a personificação do conhecimento em várias formas.

  • Os ícones (no software): “O escudo da indagação”, “O anel da perseverança”, “O livro do conhecimento” e “O manto da sabedoria”, simbolizam valores a serem obtidos e etapas superadas pelos alunos em sua missão de proteger o “Castelo da Sabedoria”. Este castelo visto de forma mais ampla, representa toda a gama de conhecimentos necessários aos nossos jovens hoje em dia, devendo ser edificado por eles mesmos.