Páginas Interativas

Informações iniciais

(Clique nos links abaixo):

1) Gênesis de cinco projetos

2) Gênesis de dois projetos

3) A Batalha do Livro Didático 1 - "A Idade das Sombras"

4) Considerações pedagógicas

5) Eventos, jornais e Revistas

 

Softwares elaborados pelo professor Ivan Tavares Scotelari de Souza

 

            1) Trabalhos Interativos de Ciências

            Trabalhos Interativos de Ciências é um software voltado a professores e estudantes dos níveis fundamental e médio de ensino que desejam incrementar o estudo em sala de aula com este conteúdo interativo para o computador.

            O software pode ser aplicado em laboratórios de informática na própria instituição de ensino ou mesmo utilizado apenas pelo aluno em sua residência, possibilitando a consolidação dos conceitos apresentados em classe. Para tornar o aprendizado mais fácil e dinâmico, o software apresenta lições sobre os mais variados temas acompanhando um vasto conteúdo multimídia, incluindo imagens, sons e recursos interativos.

            Ao final de cada lição, o aluno ainda poderá testar os seus conhecimentos aprendidos executando pequenas avaliações. Após responder todas as perguntas, ele terá o resultado das provas instantaneamente e, assim, poderá avaliar o aproveitamento dos conceitos apresentados.

            Fonte: Baixaki (o maior site brasileiro de downloads de softwares)

TIC1_abertura.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

TIC1_exemplo.jpg

Exemplo de avaliação

Na mídia - Lista de softwares do colégio Adventista - Sorocaba (2012)

            2) Avaliação Interativa 2

            A Avaliação Interativa 2 permite exibir 30 avaliações interativas totalmente configuráveis na forma de páginas em HTML sendo possível acrescentar um texto desenvolvido pelo editor de textos Microsoft Word.

            Após a abertura do programa, surgirá uma janela dividida em três partes: Trabalhos Interativos, Avaliações Interativas e Teste de Digitação. Cada uma dessas subdivisões apresentam botões específicos que acionam páginas em HTML contendo scripts (instruções lógicas) que permitem a exibição dos textos e dos arquivos configurados pelo professor ou por seus alunos.

            Ao aluno será proposto a resolução de questionários configurados pelo professor tendo ou não o auxílio de um texto base.

Como prêmio aos alunos que conseguirem atingir a resolução total das questões, o script liberará o botão de acesso a página bônus contento jogos em flash.

            Fonte: Baixaki

ai2_abertura_g+01.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

AI2_Abertura.jpg

Painel principal do software

AI2_exemplo.jpg

Exemplo de avaliação (Ver on-line)

Na mídia - avaliações inseridas no site português Professor2000

Na mídia - Site espanhol Portal Programas

            3) Desafios Matemáticos

            Os Desafios Matemáticos permitem exibir 30 avaliações interativas totalmente configuráveis na forma de um formulário em HTML. Com algum conhecimento de outros softwares é possível também acrescentar nessas avaliações tabelas, gráficos e imagens. Basta que o usuário possua em seu computador o pacote de softwares Office 97 ou superior.

            Após a abertura do programa, surgirá uma janela dividida em quatro partes: Desafios Matemáticos (com 30 desafios configurados), Desafios Configuráveis, Exemplos de Configuração e Instruções. Cada uma dessas subdivisões apresentam botões específicos que acionam páginas em HTML contendo scripts (instruções lógicas) que permitem a exibição dos textos e dos arquivos configurados pelo professor ou por seus alunos.

            Como prêmio aos alunos que conseguirem atingir a resolução total das questões, o script liberará o botão de acesso a página bônus contento jogos em Flash.

            Fonte: Baixaki

Abertura do software (Ver on-line)

Exemplo de avaliação (Ver on-line)

Na mídia - Jornal da Tarde

http://www.usp.br/nce/educomjt/paginas/desafiosmat.pdf

Na mídia - Site espanhol Portal Programas

            4) Trabalhos Interativos de Ciências 2

            Quer testar seus conhecimentos e, de quebra, ficar fera em diversos assuntos? Com o pacote de perguntas e respostas Trabalhos interativos de Ciências você pode praticar e estudar ao mesmo tempo. Nesta edição, o assunto trato é, predominantemente, a Biologia e Química e há inúmeros testes para que você seja desafiado.

            Alguns assuntos tratados nos testes são: os vírus, reinos de animais, reprodução, elementos químicos, células, sistema circulatório, locomotor e muito mais. Todos os testes seguem o mesmo modelo, primeiramente você lê um texto completo sobre o assunto da prova e, em seguida, aplica seus conhecimentos em questões discursivas.

            Para muitos, o fato de serem respostas discursivas pode assustar, porém em todas as alternativas é possível pedir ajuda para o professor. Todo o conteúdo dos testes tem modo de exibição em Flash, desta forma é indispensável tê-lo instalado na sua máquina.

            Se você é vestibulando, estudante de Biologia ou Química, professor de uma destas disciplinas ou apenas uma apaixonado pelo assunto, não deixe de testar o que você já sabe, mas também aproveitar para aprender muito mais sobre o assunto.

            Fonte: Baixaki 

TIC2_Soft_800x600.jpg

Abertura do software (Ver on-line) 

TIC2_exemplo.jpg

Exemplo de avaliação

TIC2_exemplo2.jpg

Exemplo de avaliação

Projeto de Formação - Utilização do Software Trabalhos Interativos de Ciências 2  (Ver on-line)

Na mídia - Site Baixaki

            5) Programa Beija-Flor Interativo

            O "Programa Beija-Flor Interativo" foi desenvolvido à partir do contato do professor de Ciências Ivan Tavares Scotelari de Souza com os policiais-educadores do Programa 
Beija-Flor. Este programa de cunho educacional foi elaborado pelo 4º Batalhão de Polícia Ambiental do estado de São Paulo onde é aplicado em quase 200 municípios.

            O software é dividido em três partes: Um questionário Interativo associado a textos e a mais de 100 fotos, uma animação em flash criada por alunos de 7ª série, baseada na atuação da Polícia Ambiental e encerrando, outra animação tendo como objetivo servir de alerta para a degradação do planeta Terra.

            Fonte: Baixaki

Abertura do software (Ver on-line)

Exemplo de avaliação

Exemplo de animação

Exemplo de animação (Ver on-line)

Exemplo de avaliação

Na mídia - Blog escolar

 

            6) A Batalha do Livro Didático

            Software desenvolvido para professores, a Batalha do Livro Didático tem a finalidade de fornecer uma ferramenta de estímulo ao uso do livro didático e paradidático. Este programa permite a exibição de 50 questionários interativos tendo como pano de fundo uma aventura que ocorre em um castelo medieval. Em meio as buscas pelas respostas das questões, caberá aos alunos a tarefa de defender o Castelo da Sabedoria da invasão de criaturas malignas que visam destruir o maior tesouro contido em seu interior.

            Após a abertura do programa, surgirá uma janela que será dividida em três partes: Os botões que acionam as perguntas para os livros didáticos, em seguida os botões para os livros paradidáticos e por último, 3 botões que acionam as instruções, o painel de alteração de pastas e arquivos e um exemplo de configuração para o professor se familiarizar com os procedimentos de configuração das avaliações.

Cada uma dessas subdivisões apresentam botões específicos que acionam animações em Flash e páginas em html contendo scripts (instruções lógicas) que permitem a exibição dos arquivos configurados pelo professor. É extremamente importante ler as informações sobre a configuração dos scripts encontradas no próprio arquivo de configuração.

            Fonte: Baixaki

Abertura do software (Ver on-line)

Exemplo de avaliação

Na mídia - Site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

 

            7) A Batalha do Livro Didático 2

            Software desenvolvido para professores, com a finalidade de fornecer uma ferramenta de estímulo ao uso do livro didático e paradidático. A Batalha do Livro Didático 2 permite a exibição de 30 questionários interativos podendo estes serem utilizados em conjunto com livros escolares na sala ambiente de informática.

            Os questionários podem apresentar até 70 testes que são exibidos alternadamente para dois grupos com ou sem o auxílio de um telão.

            Fonte: Baixaki

BLD2_Abertura.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

bld2_nv1.jpg

Exemplo de avaliação (Ver on-line)

bld2_nv2.jpg

Painel de controle

bld2_nv3.jpg

Animação de encerramento

Na mídia - Site do Núcleo de Informática Educativa de Vila Velha - ES

(Obs: o software "A Batalha do Livro Didático 2" foi renomeado neste site para "A Batalha do Livro Didático")

           

            8) Interpretando Gráficos

            Programa feito para servir como uma ferramenta de auxílio aos professores para promover um melhor entendimento dos diferentes gráficos exibidos em livros, revistas, jornais, programas e internet.

            Através de comandos simples, é possível inserir imagens e perguntas nas avaliações oferecidas pelo programa. Estas avaliações podem então ser exibidas aos alunos, que poderão através das perguntas formuladas (pelo professor), serem avaliados.

            Fonte: Superdownloads 

IG_abertura_g01.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

IG_exemplo1.jpg

Exemplo de avaliação

IG_exemplo2.jpg

Exemplo de avaliação

Na mídia - site da Coordenadoria de Ensino do Interior

            9) Quadrinhos Animados

            Sete histórias desenhadas, pintadas e narradas por alunos do ensino fundamental baseadas nos temas reciclagem e proteção da natureza.

            Estas histórias foram animadas em flash sendo progressivamente mais complexas até culminar na última, "Um mundo contra a poluição" de aproximadamente 10 minutos.

            A história narra a batalha de Lektor, um alienígena contra outro, Radiulop. O vilão Radiulop detruira o planeta de Lektor envenenando-o completamente com uma gigantesca nuvem tóxica.

            A luta de ambos ocorre na Terra, o próximo alvo do vilão. A grande poluição de nosso planeta fortalece Radiulop e somente com a união de todos os seres humanos será possível salvar nosso mundo.

            Lektor clama a todas as pessoas na Terra para que reciclem seu lixo e enfraqueçam o vilão para que ele possa então ser capaz de derrotá-lo.

            As histórias foram reunidas em um único arquivo com abertura em flash e sistema de instalação / desinstalação.

            Fonte: Baixaki 

QA_Abertura.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

QA_Cidade_poluicao.jpg

Exemplo de animação (Ver on-line)

QA_Mundo_poluicao.jpg

Exemplo de animação (Ver on-line)

Na mídia - Site do Núcleo de Comunicação e Educação da USP

            10)  Fábulas Animadas

            Sete fábulas desenhadas, pintadas e narradas por alunos do ensino fundamental.

            São elas: "A Formiga e a Raposa", "O Jacaré e o Lago", "Os Pescadores", "A Mulher e a Galinha", "A Raposa e as uvas", "A Festa no Céu" e a "Abelha Chocolateira".

            As fábulas foram reunidas em um único arquivo com abertura em flash e sistema de instalação/desinstalação.

            Fonte: Baixaki

FA_Abertura.jpg

Abertura do software (Ver on-line)

FA_Autores.jpg

Professores responsáveis

FA_Abelha.jpg

Exemplo de animação (Ver on-line)

Site CiênciaMão - USP

Principais sites

            1) Professor Ivan Scotelari

            Através deste website você poderá fazer download dos softwares educacionais elaborados pelo professor Ivan Tavares Scotelari de Souza, entrar em contato com o autor e participar do grupo de discussão "Páginas Interativas". Este grupo está direcionado para a discussão, troca de idéias e de avaliações criadas através dos programas do autor, bem como na utilização de softwares complementares tais como navegadores, editores de html, de texto, de imagens, etc.

             "Trabalhos Interativos de Ciências", "Avaliação Interativa 2", "A Batalha do Livro Didático", "Desafios Matemáticos" e "Interpretando Gráficos" são exemplos de alguns destes softwares que estão disponíveis na seção "Softwares Educacionais".

http://www.professorinterativo.com.br/

            2) Jogos de Raciocínio - Informação ao professores (encontrado no site):

            Olá colega, a ideia da página "Jogos de Raciocínio" surgiu após meus alunos solicitarem insistentemente que acrescentasse jogos on-line no site de nossa escola.

     Percebi de imediato que o interesse desses alunos estava bastante relacionado a jogos de ação, de esportes ou de batalhas (algo bastante comum na Internet atualmente). Comentei com eles que apesar de ser possível se divertir bastante com estes tipos de jogos, existiam outros, que eu como professor, considerava mais interessantes. Estes jogos talvez não fossem tão atraentes à primeira vista quanto os que gostavam, mas que poderiam também ser divertidos, trazendo um algo a mais além dessa diversão.

     Procurei então na Internet, por jogos que pudessem até exigir destreza manual no teclado ou mouse, mas que necessitassem principalmente de raciocínio para a sua utilização. Seguindo este modelo, selecionei dezenas de jogos e os organizei em categorias de acordo com algumas de suas características. Surgiu então os "Jogos de Raciocínio".

     Estes jogos foram desenvolvidos quase todos em inglês por seus autores tendo, de modo geral, suas instruções inseridas nos mesmos. A princípio, isso pode parecer um problema, mas nossos jovens lidam na Internet com situações como esta o tempo todo e se saem muito bem. Através de seu conhecimento da língua inglesa, pelos modelos dispostos no jogo ou simplesmente por tentativa e erro, nossos alunos rapidamente dominam os procedimentos básicos e começam a se divertir. Essa diversão, levando em consideração os objetivos do jogo, ocorre de uma forma que, para nós professores, é bem mais produtiva que um simples game "de matar monstrinhos". 

http://www.professorinterativo.com.br/jr/

            3) Avaliações on-line (Apresenta 122 avaliações criadas com os softwares já citados)

http://www.professorinterativo.com.br/aval_on_line/listar.htm

           

        4) Grupo de discussão "Páginas Interativas" (destinado a professores e a interessados em informática educativa)

Yahoo! Grupos

https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/paginter/info

Linkedin

Grupo no Linkedin           

            5) Blog "Páginas Interativas"

http://paginter.blogspot.com.br/

 

Professor Ivan Tavares Scotelari de Souza - 2014

ivan@professorinterativo.com.br