Sistema Digestório  Boca, Língua e Enzimas  Características dos Dentes  Faringe e Esôfago  Estômago  

 Intestino Delgado  Intestino Grosso  Glândulas Anexas  Distúrbios e Doenças  Fontes de pesquisa  

 

Boca, língua e Enzimas

    Boca

    A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestório é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

    A língua

    A língua movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. Na superfície da língua existem dezenas de papilas gustativas, cujas células sensoriais percebem os quatro sabores primários: amargo, azedo ou ácido, salgado e doce. De sua combinação resultam centenas de sabores distintos. A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea.

    Digestão Mecânica e Digestão Química

    A digestão mecânica ocorre apenas na mastigação e obviamente é efetuada pelos dentes. A digestão química que atua em todo o tubo digestório é realizada pelos sucos digestórios.

    Os Sucos Digestórios e suas Enzimas

    Os sucos digestórios (digestão química) são compostos principalmente pelas enzimas. As enzimas são responsáveis pela "quebra" dos alimentos (para que possam ser absorvidos pelo sangue). Os alimentos que ingerimos contém os nutrientes que precisamos para viver.

    Cada alimento possui quantidades diferentes destes nutrientes. Eles (os nutrientes) são divididos em proteínas, gorduras, amido, sais minerais e vitaminas. O trabalho ocorre apenas com as proteínas, gorduras e amido pois os sais minerais e as vitaminas não precisam ser digeridas, elas já são pequenas o suficiente para atravessar a parede do intestino e passar para o sangue.

    Como cada alimento pode ter nutrientes diferentes, o corpo humano também precisa de enzimas diferentes. Para digerir as proteínas existe a pepsina, para digerir as gorduras existem as lipases e para digerir o amido existe a ptialina ou amilase salivar.

    A Transformação do Alimento

    Cada nutriente recebe um nome diferente depois de ser digerido (quebrado). As ex-proteínas passam a se chamar Aminoácidos, as ex-gorduras ou ex-lipídios viram Ácidos Graxos e Glicerol e o ex-amido vira Glicose.

    A Quebra do Alimento

    Uma molécula de amido é composta por várias moléculas de glicose ligadas umas as outras. Uma molécula de proteína é composta por várias moléculas de aminoácidos ligadas umas as outras. Uma molécula de amido ou de proteína não é capaz de atravessar a parede do intestino porque ela é muito grande. O trabalho da enzima é de separar estas moléculas "grandes" para que possam atravessar a parede do intestino e passar para o sangue.

    As Enzimas e os Sucos Digestivos

    As enzimas estão contidas em sucos digestórios. A ptialina está contida na saliva, a pepsina está contida no suco gástrico, as lipases estão no suco pancreático e no suco entérico e a amilase está no suco pancreático.

Suco digestivo

Enzima

pH ótimo

Substrato

Produtos

Saliva

Ptialina

neutro

polissacarídeos

maltose

Suco gástrico

Pepsina

ácido

proteínas

oligopeptídeos

Suco pancreático

Quimiotripsina

Tripsina

Amilopepsina

Rnase

Dnase

Lipase

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

proteínas

proteínas

polissacarídeos

RNA

DNA

lipídeos

peptídeos

peptídeos

maltose

ribonucleotídeos

desoxirribonucleotídeos

glicerol e ácidos graxos

Suco intestinal ou entérico

Carboxipeptidase

Aminopeptidase

Dipeptidase

Maltase

Sacarase

Lactase

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

alcalino

oligopeptídeos

oligopeptídeos

dipeptídeos

maltose

sacarose

lactose

aminoácidos

aminoácidos

aminoácidos

glicose

glicose e frutose

glicose e galactose